Colaborar AVA - Passo a passo (2023)

Veja nesse artigo tudo passo a passo sobre o Colaborar AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem

Colaborar AVA - Passo a passo (1)

O Colaborar AVA é um ambiente virtual onde os alunos das universidades Unopar, Anhanguera, Pitágoras e muitas outras realizam suas atividades acadêmicas.

Engajamento AVA

Colaborar AVA - Passo a passo (2)

As atividades de Engajamento, o aluno ganha pontos á medida que realiza as atividades no Colaborar AVA, esses pontos são mostrados através de gráficos, na pagina inicial de cada disciplina, o aluno pode e deve acompanhar o progresso do engajamento do Colaborar AVA.

Conteúdo Web

O conteúdo Web é definido como hipertexto em formato digital, que serve para agregar informações que se alinham com o conteúdo programático das disciplinas, no formato blocos de textos, sons e imagens, o acesso a esses conteúdos ocorre através de hiperlinks. Os conteúdos são disponibilizados por disciplinas no Colaborar AVA, além de servir como orientação de estudo para as avaliações virtuais, compõe a pontuação de engajamento prevista na avaliação continuada.

Avaliação Virtual

Existem 2 (duas) avaliações online que são relacionadas aos conteúdos Web, para cada uma das disciplinas, o prazo disponível, para a realização das provas vão estar disponíveis no cronograma disponível para o aluno no Colaborar AVA. Depois do encerramento dos prazos, será publicado os gabaritos com comentários dos professores.

Também é disponibilizado 2 (duas) provas de recuperação (avaliações virtuais substitutivas) de acordo com o prazo estabelecido pelo cronograma.

Avaliação Diagnostica

A avaliação diagnostica é uma atividade da pré-aula, composta por 4 (quatro) questões que são disponibilizadas para os estudantes através do Colaborar AVA, com a intenção de inferir ao estudante um prévio conhecimento do que será apresentado na Teleaula.

(Video) Passo a Passo - Acesso Ambiente Virtual - Colaborar Ava

Avaliação de Aprendizagem

A Avaliação de aprendizagem é uma atividade que ocorre após a aula, composta por 4 (quatro) avaliações. Essas avaliações tem por objetivo medir o desenvolvimento do estudante após ele participar da Teleaula.

Fórum Avaliativo

Trata-se de uma atividade de argumentação que tem por objetivo a premissa pedagógica de instigar o aluno a responder questionamentos que são propostos pelos docentes das disciplinas, essas atividades são apresentadas em tópicos advindos de situações – problemas especificas. As respostas que forem apresentadas pelo estudante devem estar de acordo com o conteúdo das disciplinas, contando com o apoio dos tutores a distância. O fórum avaliativo, é realizado de acordo com o cronograma de atividade de cada disciplina.

I. Os alunos tem o direito de realizar até duas atividades que serão avaliadas pelos tutores a distância, e ainda é possível inserir comentários em resposta aos outros alunos sem limites de postagens e sem o peso avaliativo, podendo assim realizar quantas réplicas e tréplicas o aluno achar necessário. Mas será avaliada somente as postagens em tópicos, e essa avalição ocorrerá através do tutor.

II. No ciclo 1 (um) de postagens, o aluno pode atingir até 1000 pontos na soma das duas postagens, sendo conceituadas como RELEVANTE, as com valor de 1000 pontos, como NEUTRA, as com valor de 500 pontos, e como IRRELEVANTES, as que ficarem sem pontuação.

TeleAulas

Colaborar AVA - Passo a passo (4)

No sistema semipresencial, oferecido por diversas universidades atualmente, o aluno deve comparecer a um encontro obrigatório que ocorre semanalmente no polo de apoio, ele deve estar presente presencialmente para assistir ás teleaulas, que são ministradas ao vivo, as transmissões são feitas via satélite, essas aulas são de grande importância para desenvolver uma interação direta entre aluno e professor, assim como, uma interação síncrona entre o professor e o tutor presencial.

Esses momentos são de grande importância, pois possibilitam grandes discussões sobre os conteúdos tratados das teleaulas, possibilitando assim, que o aluno desenvolva um senso crítico.

Todas as atividades de autoaprendizagem são supervisionadas pelo professor EAD, através de um ambiente virtual de aprendizado, especifico com diversas ferramentas disponibilizados na Web para melhor aprendizado do aluno. Todas as aulas que são transmitidas ao vivo aos alunos dos cursos semipresencial ficam disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e, também, na Biblioteca Virtual. Já nos cursos online, as teleaulas, vão estar disponíveis no Ava, em 72 horas úteis, a partir da data que consta no ambiente de aprendizagem.

As aulas atividades, oferecidas no formato online, devem ser realizadas e as dúvidas devem ser sanadas atrás do sistema mensagem com o seu tutor a distância. Essa atividade não precisará ser postada.

Provas presenciais

Os alunos serão avaliados por Provas Presenciais através da 1 chamada, ou Provas de 2 chamada, assim como, Provas de Recuperação, quando houver necessidade (quando o aluno não atingir a nota mínima exigida pela universidade). As provas presenciais são realizadas no formato individual e aplicada no polo presencial, de acordo com o cronograma de cada curso, que está disponível no Colaborar AVA do aluno.

(Video) Colaborar AVA - Dificuldade na Plataforma - Segredo para Estudar - Plano de Estudo - Parte 1

A prova é composta de questões objetivas de mesmo peso, o aluno só poderá receber o caderno de questões apenas na semana seguinte a realização da mesma, e poderá contestar as questões, até 5 dias após o gabarito ser divulgado. As provas de 2 chamada são destinadas SOMENTE para aqueles alunos que não conseguiram realizar as provas de acordo com o cronograma do curso. O aluno deve solicitar a segunda chamada até 2 (dois) dias úteis antes da data da aplicação da prova de acordo com o cronograma disponível no Colaborar AVA.

E somente aquele aluno que realizar a prova de 1 ou 2 chamada, e mesmo assim não conseguir atingir a nota máxima exigida, aproveitamento inferior a 1500 (mil e quinhentos) pontos em disciplinas regulares ou 2.300 (dois mil e trezentos) em disciplinas de dependência, deverá realizar a prova de recuperação, de acordo com o período do cronograma.

Produção Textual Interdisciplinar

A produção textual interdisciplinar é avaliada por critérios que são estabelecidos pelos professores, é uma atividade que se relaciona com os demais conteúdos trabalhados no semestre, tanto, nos materiais didáticos, teleaulas e a Web. Essa atividade tem por objetivo, estabelecer uma relação de teoria e prática, e a aplicação do conteúdo de acordo com a realidade local e regional no qual os alunos do curso estão inseridos.

A produção textual interdisciplinar é definida como Produção Textual em Grupo (PTG), para os alunos matriculados nos cursos de oferta semipresencial, e Produção Textual Individual (PTI), para os alunos matriculados nos cursos de oferta online.

Através do Colaborar AVA o aluno terá acesso ás orientações de como deverá ser feita a realização das produções textuais interdisciplinares, que são propostas pelos professores em “Atividades Interdisciplinares”. Ainda nesse mesmo espeço, o aluno pode permitir uma pré-avaliação do seu trabalho, afim de receber orientação dos tutores a distância, antes da entrega final.

Todas as atividades de avaliação devem ser postadas no formato Word, seguindo todas as orientações disponíveis no Colaborar AVA, de acordo com o prazo estabelecido anteriormente no cronograma. Caso o aluno não entregue o trabalho no prazo estabelecido, o mesmo não será considerado para correção. A produção Textual Interdisciplinar é avaliada pelos tutores a distância, que atribuem uma pontuação conforme os critérios de avaliação já estabelecidos. Essa pontuação fará parte da nota de todas as disciplinas do semestre, com exceção de estágio e estudo dirigido.

Avaliação de Proficiência – AP

Está prevista no cronograma como uma prova semestral, sendo usada para verificar o desempenho dos estudantes conforme os conteúdos e competências, tudo de acordo com as diretrizes dos cursos. Nos semestres elegíveis, é vista como uma atividade transversal, que compõe a nota de todas as disciplinas regulares.

(Video) COMO ORGANIZAR O ESTUDO NA UNOPAR? Guia de organização do Colaborar AVA, rápido e fácil.

Desafio Nota Máxima – DNM

É uma plataforma de estudos adaptativos, aonde busca-se apresentar as lacunas existentes do aprendizado do corpo estudantil, isso acontece após uma avaliação diagnostica inicial. Conduzindo seu processo de ensino, assim como, o de aprendizagem de modo individual. Se tratando de um sistema de aprendizado individual, faz com que cada aluno consiga percorrer sua própria trilha de estudos, de acordo com suas necessidades e dificuldades (lagunas de aprendizagem).

Na comunicação direcionada aos alunos, é disponibilizado o Manual do aluno, com informações, orientações, calendários, e documentos, assim como, as demais questões relacionadas à vida institucional do estudante via Portal do Aluno. O coordenador do curso, juntamente com os professores auxiliam para que essa comunicação aconteça de maneira efetiva. Nos semestres eletivo, é uma atividade que compõe a nota de todas as disciplinas.

Estágio Curricular

O Estágio Curricular Obrigatório é aquele que consta na matriz curricular, o qual a carga horária é necessária para obtenção e aprovação do diploma, de acordo com as determinações das Diretrizes Curriculares e do Projeto Pedagógico do Curso, assim com os dispositivos legais federais, e as normas estatutárias e regimentais exigidas pela instituição aonde o aluno está matriculado. A realização do Estágio Obrigatório não cria necessariamente um vínculo empregatício entre o aluno e a instituição concedente do estágio.

O aluno regularmente matriculado na instituição universitária deve cumprir o Estágio Obrigatório, em um local que disponibilize funções que são compatíveis com o perfil previsto e exigido no curso, e que seja já cadastrado previamente do setor de Estágio.

A carga horaria exigida para o cumprimento do Estágio Obrigatório é estabelecida na matriz curricular de cada curso, tendo as atividades definidas em Plano de Trabalho Específico, que está disponível no Colaborar AVA, bem como, o Manual do Estágio, juntamente com as demais informações e documentos necessários.

A constituição da equipe de Estágio Obrigatório na Graduação EAD contempla o Coordenador de Curso, o Setor de Estágios, o Tutor a Distância, o polo de apoio presencial, o Supervisor de Campo e o Estudante Estagiário, as funções são definidas através do Manual do Estágio. É de responsabilidade do aluno estagiário realizar todas as atividades e seguir rigorosamente as orientações que são disponibilizadas no Colaborar AVA e entregar toda a documentação necessária para a comprobatória do estágio.

Os alunos ainda podem realizar o Estágio Curricular Não Obrigatório, por escolha própria, em qualquer tempo, não deixando de observar as especificidades de cada curso (quando houver), este estágio deve ser formalizado pelo estudante e a instituição concedente, através da apresentação de documentos jurídicos ao Setor de Estágio diretamente com o Polo. O aluno que realizar esse estágio tem o direito de solicitar o cômputo de horas complementares obrigatórias (ACO).

TCC Unopar / Projeto de Ensino

(Video) Colaborar Passo a passo de Estudo

O Trabalho de Conclusão de Curso/Projeto de Ensino é uma disciplina acadêmica de pesquisa e coordenação do conhecimento que é desenvolvida pelo corpo de alunos, que prevê uma produção textual, seguida de uma apresentação oral.

O TCC (Projeto de Ensino) é a condição exigida para que o aluno possa receber seu diploma de conclusão de curso. A produção textual será avaliada pelo tutor a distância, que atribuirá pontuações de acordo com os critérios estabelecidos. A outra parte da pontuação será constituída através da apresentação oral que deverá ser realizada pelo aluno no polo. O aluno que for reprovado, deverá refazer a disciplina e desenvolver um novo trabalho no período estabelecido para dependência.

ACO – Atividades Complementares Obrigatórias

As Atividades Complementares Obrigatórias atendem às Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação, sendo que a carga horária total está definida nas matrizes curriculares dos respectivos cursos e deve ser cumprida no período de integralização do curso.
Para cômputo como ACO, são consideradas apenas atividades referentes a área do curso, que são realizadas no período referente ao qual o aluno está matriculado, de acordo com as cargas horarias respectivas e a documentação necessária: I. Estágio Curricular Não Obrigatório; II. Programas de Iniciação Científica; III. Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão; IV As participações em Cursos, Seminários, Simpósios, Conferências, Palestras e Encontros; V. Outras atividades, desde que justificadas e consideradas pelo Colegiado de Curso, como de pertinência para a formação acadêmica do discente.

O aluno deve verificar as exigências e todos os prazos para realização das atividades, e encaminhar os certificados para que seja feito o registro, isso deve ocorrer via polo, para efetivar o cumprimento das atividades no decorrer do curso. Os certificados apresentados, independente da carga horaria, será computada no máximo, 40 horas.

O aluno que for transferido de outra instituição, mesmo que já tenha realizado ACO, na instituição em que estava anteriormente, deve cumprir a carga horaria exigida de acordo com o curso para o qual efetivou a matricula na IES. Caso haja descumprimento da carga horaria de ACO, isso implicará na não integralização curricular, e fará com que seja inviabilizada a participação do aluno no ato de colação de grau.

Com a tagaluno unoparambiente do alunoambiente do aluno unoparambiente unoparambiente virtual unoparava colaborarava unoparcolaborar avacolaborar ava unoparunopar ambiente

FAQs

Como funciona o sistema colaborar Ava? ›

O Ambiente Virtual de Aprendizagem “COLABORAR”, tem por objetivo principal ser um espaço de construção do conhecimento, por meio do desenvolvimento de atividades educativas, mediadas pelo uso de Tecnologia de Informação e Comunicação, valorizando a interação e o trabalho colaborativo.

Como faz pra entrar no AVA? ›

FAQ Usuário AVA
  1. Clique no link "Acessar" localizado na barra superior à direita.
  2. Em "Identificação do usuário" digite seu CPF.
  3. Em "Senha" digite sua senha.
  4. Clique no botão "Acessar"

Quantos pontos preciso no engajamento Ava? ›

Critério de aprovação: atingir no mínimo 1.500 pontos na Prova Presencial (Teórica/Prática).

Como responder as atividades da Unopar? ›

Quantos pontos preciso para passar na prova da Unopar? ›

Nessa avaliação existe uma pontuação mínima exigida para aprovação, equivalente a 1500 pontos para os dois níveis. Logo, o aluno que tirar uma nota abaixo do limite mínimo na prova, está direto na recuperação.

Onde fica o TCC no AVA da Unopar? ›

Ao acessar o portal AVA e clicar no menu “Trabalho de Conclusão de Curso”, você terá acesso a um resumo sobre a situação atual de seu TCC. Clicando em “Ação Disponível: Clique Aqui” você poderá realizar o envio correspondente.

Qual login e senha do AVA? ›

Sua conta de acesso (Identificação do Usuário) é o seu CPF. Os Alunos do CAp deverão utilizar sua matrícula. Caso você tenha esquecido sua senha, ou está acessando o Ambiente Virtual pela primeira vez, clique no link "Esqueceu seu usuário ou senha?" localizado na tela de login.

Como acessar o Ava no meu celular? ›

Basta inserir o endereço do site https://ava.ibraeducacional.com.br/, e a tela inicial será conforme imagem abaixo.
  1. Preencha os campos com seu usuário e senha cadastrados, e clique em entrar. ...
  2. No AVA pelo celular ou tablet será possível realizar todas as solicitações ofertadas pela plataforma.

Como ver as notas no portal do aluno Anhanguera? ›

1. Acesse o site www.anhanguera.com e localize no canto superior direito o menu Login e selecione a opção Sou Aluno. 2. Ao entrar na tela de login, em seu primeiro acesso, você deve clicar em “PRIMEIRO ACESSO” para cadastrar uma nova senha.

O que reprova na Unopar? ›

O aluno é reprovado na disciplina se, na prova presencial de recuperação, obtiver aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento), devendo cumpri-la novamente, em regime de dependência. O aluno que não participar de pelo menos 50% (cinquenta por cento) das tele aulas previstas é reprovado na disciplina.

Quantas horas complementares precisa para se formar? ›

Quantas horas de atividades complementares são necessárias para me formar? A carga horária de horas de atividades complementares exigida varia de curso para curso, respeitando sempre o limite máximo de 20% do total de horas da graduação.

Quando eu devo fazer minhas atividades complementares? ›

As atividades complementares continuam sendo obrigatórias para a conclusão do seu curso (graduação). Se tratam de cursos extracurriculares, que em conjunto ao conteúdo estudado em suas disciplinas irão agregar muito ao seu crescimento profissional e ampliar os seus horizontes.

O que acontece se eu não fizer o portfólio da Unopar? ›

O aluno que não realizar a prova presencial é automaticamente reprovado na disciplina.

Qual a média da Unopar EAD? ›

A faculdade Unopar apresenta nota de corte média de 576.45 pontos para ingresso pelo Prouni 2021, considerando a menor nota de corte de 475.14 pontos no curso de Análise e desenvolvimento de sistemas, e a maior nota de corte de 674.92 no curso de Enfermagem.

Quando começa as aulas na Unopar 2022? ›

As aulas começarão no dia 07/02/2022. As aulas são todas oferecidas online com o auxílio de um tutor. O suporte é virtual e contínuo. Ou seja, você não fica sozinho e pode esclarecer suas dúvidas através do seu AVA!

Como usar o colaborar Ava Unopar? ›

Conhecendo o ambiente virtual (Colaborar AVA) da Unopar

Como funciona o sistema de notas da Anhanguera? ›

A pontuação é distribuída de acordo com o nível e da seguinte forma: Alunos do nível 1 (calouros). Prova da disciplina: vale 5000 pontos e o aluno precisa atingir o mínimo de 1500 para ser aprovado. Avaliação formativa: Avaliações virtuais que valem 3000 pontos e o fórum que vale 1000 pontos.

Quantas questões tem que acertar na prova da Anhanguera? ›

Resposta da empresa

Aprovação Regular: 6 (Seis) pontos de prova escrita e 4 (Quatro) pontos do Desafio Profissional - A soma das notas das duas atividades deve ser maior ou igual a 7 (Sete); Caso não atinga a média 7,0, você poderá realizar a Prova Exame.

Como fazer a prova de recuperação no AVA? ›

O aluno deverá solicitar o requerimento, diretamente no AVA ou na Secretaria do Polo. O valor é de RS250,00 por disciplina, e o boleto será gerado para que o aluno efetue o pagamento e este deverá ser efetuado em até 5 (cinco) dias úteis, em uma única parcela ou em até 6 (seis) parcelas.

Videos

1. Colaborar AVA Aplicativo no Celular (NOVO)
(É Hora de Aprender)
2. Tutorial do AVA Colaborar | Passo 1 - Conhecendo a Plataforma VCNAUNOPAR#2022
(Fernando Scarlat)
3. Como Gerar seu usuário e senha AVA Colaborar Unopar
(Papo Universitário - Fabiola Medeiros)
4. Colaborar - AVA (Engajamento)
(É Hora de Aprender)
5. Colaborar - AVA (Prova Digital na Prática)
(É Hora de Aprender)
6. COLABORAR AVA - COMO RESPONDER O FÓRUM
(É Hora de Aprender)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Lilliana Bartoletti

Last Updated: 03/10/2023

Views: 5251

Rating: 4.2 / 5 (53 voted)

Reviews: 92% of readers found this page helpful

Author information

Name: Lilliana Bartoletti

Birthday: 1999-11-18

Address: 58866 Tricia Spurs, North Melvinberg, HI 91346-3774

Phone: +50616620367928

Job: Real-Estate Liaison

Hobby: Graffiti, Astronomy, Handball, Magic, Origami, Fashion, Foreign language learning

Introduction: My name is Lilliana Bartoletti, I am a adventurous, pleasant, shiny, beautiful, handsome, zealous, tasty person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.